quarta-feira, 7 de setembro de 2011
Como Criar um Blog?
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Hoje vamos falar de outro recurso digital muito conhecido e fácil de usar... Os Blogs

Olá meus colegas, espero que tenham todos tido ótimas férias. Desculpem a demora, mas agora estou de volta!
Como já adiantei no título deste post, no texto de hoje vamos tecer alguns comentários e considerações sobre o que são Blogs, como funcionam, para que futuramente possamos compreender melhor como estes podem ser interessantes aliados no processo de ensino-aprendizagem.
Sendo assim, acredtito que certamente muitos de vocês já tenham ouvido falar, ou de alguma forma ou de outra já tenha tido contato com este tipo de ambiente virtual. O Blog , como é chamado no Português brasileiro ou Blogue no Português europeu, surgiu da contração do termo em Inglês Web Log, diário da web, pode ser definido como um site de atualização rápida, e o que é mais atrativo no seu formato é a facilidade com que podemos realizar essas atualizações, aliás, o Blog é um site que não exige nenhuma habilidade específica sobre programações de computador, ele é de fácil manuseio desde a sua criação até o seu designer e manutenção.
Outra característica muito importante para compreender o que é como funciona um Blog é conhecer aquilo que é a sua energia motriz, que são os posts, ou artigos. Estes são organizados de forma cronológica inversa, ou seja, os posts são disposto dos mais recentes para os mais antigos, os conteúdos destes seguem a temática proposta pelo Blog, que variam muito, alguns podem funcionar como diários online, outros trazem noticias, tratam de assuntos mais específicos, como questões sociais, moda, esporte e alguns Blogs que abordam temas educacionais, sendo estes conhecidos como edublogs, por exemplo.
Geralmente, um Blog faz uma combinação muito atrativa, pois seu formato permite a junção de imagens, sons, textos e também links que nos ligam de uma página a outra. Outro aspecto muito relevante do Blog é fato de que nele, além de poder ser gerenciado por mais de uma pessoa, desde que todos estejam de acordo, os visitantes também podem contribuir com aquilo que leem através dos comentário, dessa maneira num Blog o nível de interatividade é bem alto, tornando um indivíduo que navega por ele não apenas leitor/receptor, mas também um autor.
Essas são apenas algumas considerações sobre os Blogs, ainda há muito mais o que aprender e conhecer sobre este recurso digital maravilhoso, então meus caros colegas, naveguem e descubram mais e mais.... Para começar a sua busca clique aqui e inicie a "navegação".
segunda-feira, 25 de julho de 2011
Conhecendo um pouco sobre a Wikipédia

quarta-feira, 13 de julho de 2011
Hipertexto...
Navegando em busca do Conceito de Hipertexto

Navegando em busca de uma conceituação sobre o que é um Hipertexto, percebi que este é um recurso muito interessante, pois além, de ter acesso a leitura do tema de seu interesse, pode ainda, através de um link acessar temas relacionados ao assunto pesquisado ou ir a páginas que nos levam a outras informações, possibilitando que o leitor seja também um pouco autor do texto que lê, já que este pode escolher aquilo que tem relevância para a sua pesquisa, ou ainda como acontece num Hipertexto como a Wikipédia, o leitor/autor pode interferir no texto dando suas contribuições para a construção da informação. Outra característica que aprendi sobre o Hipertexto é o fato de que este não segue uma linearidade, ele se assemelha bastante a nossa forma de pensar, pois uma informação vai se conectando a outras e assim por diante, além desse aspecto, o Hipertexto tem o caráter de possibilitar a mixagem de várias mídias para a transmissão de uma informação, não ficando preso apenas a linguagem escrita.
No que diz respeito a estrutura de navegação de um Hipertexto, segundo minha opinião, a sua estrutura composta por links facilita bastante a navegação, já que assim podemos procurar aquilo que é relevante para nós e para ajudar na compreensão do tema pesquisado, pois, se em um texto escrito tradicional, as vezes nos deparamos com termos que desconhecemos e temos que recorrer a dicionários ou a outras fontes de pesquisas que nem sempre são imediatas, no Hipertexto o esclarecimento dessas dúvidas pode ser feito em tempo real por meio dos links. Mas claro, que a ação de navegar pelos links podem nos levar a caminhos quem nem sempre nos interessam, porém, em alguns casos, também garantem acesso a informações novas que antes ignorávamos, no entanto retornar ao tema central da pesquisa não é tarefa difícil. Assim, acredito que é por essas e por outras características, que o Hipertexto é um dos recursos mais interessantes, interativos e produtivos para a busca e formação de conhecimento.
REFERENCIAIS:
INFOESCOLA. Navegando e Aprendendo, escrito pelo professor Lindomar. Disponível em http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/ Acessado em 03/maio 2011.
WIKIPÉDIA. Hipertexto. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto Acessado em 03/maio 2011.
sexta-feira, 8 de julho de 2011
Conhecendo o Portal do Professor, o Nosso espaço!

Numa das atividades que desenvolvi no curso "Ensinando e Aprendendo com as TICs", naveguei pelo site Portal do Professor, percebi que este é um espaço muito interessante e útil aos professores, pois, nos caminhos que escolhi para navegar dentro do site, observei uma grande quantidade de recursos, como links para softwares educacionais, um espaço reservado para os professores compartilharem suas aulas, assim como encontrar sugestões para a preparação das mesmas, recursos estes que são de grande ajuda para um bom desenvolvimento do nosso trabalho enquanto professores, bem como também encontramos materiais como vídeos, audios e imagens, etc. que vem colaborar com o professor no desenvolvimento e aplicação de suas aulas. E ainda, passeando pelo site encontramos a página Jornal do Professor, em que o profissional da educação se mantém atualizado com as informações e acontecimentos do meio educacional.
Em minha percepção esta é uma "navegação" que traz muitos ganhos, demonstrando que há muitos recursos disponíveis, basta o professor ter autonomia para buscar e aprender a pesquisar aquilo que é relevante para seu propósito.
Professores o Portal do Professor é o Nosso espaço vamos aproveitar o máximo que pudermos dele!
terça-feira, 5 de julho de 2011
Para assistir e Refletir
Aqui vai um vídeo muito interessante que um de meus professores da faculdade me apresentou, ele nos ajuda a compreender a relação entre a Educação e as Tecnologias.
Aproveitem!
segunda-feira, 27 de junho de 2011
O Professor da nova Era - Fórum

Acredito que o professor no contexto atual precisa, além, de ter conhecimentos acerca de sua área de ensino e de saber lidar e conhecer as tecnologias digitais disponíveis para o ensino-aprendizagem, também precisará ser, como diz Cecília Ramal (2003), um “estrategista da aprendizagem”, pois o professor vai precisar compreender como pesam e aprendem seus alunos para criar meios relevantes de aprendizagem no ambiente das TICs, e é claro estar receptivo ao novo e buscar sempre uma formação continuada. Assim, creio que neste contexto sou uma profissional, que embora ainda não esteja em sala de aula, estou consciente destas condições e em busca de uma formação adequada para esta nova realidade social que se formou.
E você o que pensa sobre o assunto?
Tecnologia na sociedade, na vida e na escola - Para Pensar

E dessa maneira, este processo de transformação implica em mudanças em vários setores da sociedade contemporânea, mudanças estas que vão desde a forma como nos relacionamos com os outros indivíduos da comunidade, ou seja, nossos ambientes de convívio social adquiriram novos meios de se relacionar, assim como também no campo profissional que passa a fazer novas exigências dentro desse novo contexto em que as TIC são uma realidade constante na vida em sociedade.
Sendo assim, e como não poderia deixar de ser, também o ambiente educacional deve estar consciente dessa nova realidade, e não apenas consciente das implicações que essas tecnologias digitais acarretam, mas, devem fazer destes novos recursos mais um instrumento pedagógico na construção do conhecimento. E nesse sentindo, em que as TIC passam a fazer parte do cotidiano escolar, a relação da escola, professor e aluno com o ensino-aprendizagem passa a adquirir novas faces, dentro deste novo contexto todos devem assumir novos papeis, seja enquanto unidade de ensino, que deve estar cada vez mais comprometida com a sua filosofia de formadora de cidadãos autônomos e críticos, preparados para a atuação na sociedade atual, sejam como professores que devem estar preparados para mediar e orientar seu educando em meio ao enorme dilúvio de informações que as TIC proporcionam, assim como também devem estar preparados para saber explorar todos os recursos que as tecnologias digitais podem oferecer ao ensino-aprendizagem. Ou enquanto aluno, já que este também deve buscar se tornar um sujeito cada vez mais autônomo e crítico dos conhecimentos que busca e que constrói dentro desse nosso contexto. Acredito que só desta maneira as TIC vão ser realmente ferramentas pedagógicas nas busca e construção de saber significativo.